Uma semana depois de ter anunciado a edição 2016 da Série D do Campeonato Brasileiro com 48 equipes, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) voltou atrás e confirmou que a competição terá 68 times neste ano. Com isso, o Paraná terá mais um representante na disputa, totalizando três.
Em 2015 a Série D contou com 40 clubes, mas no último dia 15 a CBF havia contemplado as federações de São Paulo (duas), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Pará, Ceará e Rio Grande do Norte com novas vagas, chegando a 48 times. Entretanto, as federações não contempladas reivindicaram espaço na ampliação, que teve como critério o Ranking Nacional de Federações de 2016, e, com isso, a CBF confirmou 68 participantes, distribuindo uma vaga a mais para cada federação.
No Paraná, que até então tinha duas vagas, uma saía da Taça FPF e outra do Paranaense. Agora, as equipes aguardam posicionamento da Federação para saber de onde virá a nova vaga, mas ao que tudo indica ela também virá do Estadual, que até 2014 apontava os dois representantes na Série D, mas que ano passado, com a criação da Taça FPF, passou a indicar apenas uma equipe. Aliás, o vencedor de 2015 da mais nova competição do Estado, o Maringá, é o único paranaense com presença já garantida na Série D 2016.
Motivação extra
Com a nova representatividade na competição nacional, as equipes do interior ganham motivação extra nesta reta final de Campeonato Paranaense. Caso as duas vagas se confirmem pela competição, PSTC, Foz do Iguaçu, Rio Branco e Toledo entram na briga para ter calendário extra no segundo semestre juntamente com o J. Malucelli, líder e sensação do Estadual.
Fonte: Jornal O Paraná