Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores da região começam a receber o pagamento do seguro-defeso

  • 13/02/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Pescadores da região começam a receber o pagamento do seguro-defeso

Após mais de 2 meses de atraso as parcelas do seguro defeso dos pescadores começaram a ser pagas. O benefício que deveria ter caído nas contas dos pescadores desde o mês de novembro começou a ser liberado esta semana.

Flávio Kabroski, presidente da Colônia de Pescadores Z 12 de Foz do Iguaçu, destaca que apesar da liberação do pagamento, 90 % dos pescadores continuam com o seguro bloqueado devido a problemas no sistema operacional do INSS. De acordo com o presidente, na próxima semana o INSS deve liberar outros pagamentos e caso o pescador não consiga receber, o mesmo deverá comparecer na Agencia do INSS para que seja desbloqueado o benefício. (Flavio)

José Cirineu Machado presidente da Colônia Z 13 de Guaíra, acredita que nos próximos dias todos os pescadores artesanais receberão o benefício.(Cirineu)

Nem todas os pescadores do Rio Paraná estão confiantes, é o caso da colônia Z-18 de Porto Camargo, município localizado no noroeste do Estado. De acordo com Paulo Sérgio, presidente da colônia, nenhum pescador recebeu o benefício até agora. (Paulo)

O defeso é um período em que a pesca de determinadas espécies de peixes fica proibida, por causa da época de reprodução.


Como os pescadores ficam impedidos de pescar, o governo paga um seguro-desemprego para aqueles que tenham a pesca como única fonte de renda. O benefício equivale a um salário mínimo durante 3 meses.

Fonte: Enio Manoel