106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após mais de 2 meses de atraso as parcelas do seguro defeso dos pescadores começaram a ser pagas. O benefício que deveria ter caído nas contas dos pescadores desde o mês de novembro começou a ser liberado esta semana.
Flávio Kabroski, presidente da Colônia de Pescadores Z 12 de Foz do Iguaçu, destaca que apesar da liberação do pagamento, 90 % dos pescadores continuam com o seguro bloqueado devido a problemas no sistema operacional do INSS. De acordo com o presidente, na próxima semana o INSS deve liberar outros pagamentos e caso o pescador não consiga receber, o mesmo deverá comparecer na Agencia do INSS para que seja desbloqueado o benefício. (Flavio)
José Cirineu Machado presidente da Colônia Z 13 de Guaíra, acredita que nos próximos dias todos os pescadores artesanais receberão o benefício.(Cirineu)
Nem todas os pescadores do Rio Paraná estão confiantes, é o caso da colônia Z-18 de Porto Camargo, município localizado no noroeste do Estado. De acordo com Paulo Sérgio, presidente da colônia, nenhum pescador recebeu o benefício até agora. (Paulo)
O defeso é um período em que a pesca de determinadas espécies de peixes fica proibida, por causa da época de reprodução.
Como os pescadores ficam impedidos de pescar, o governo paga um seguro-desemprego para aqueles que tenham a pesca como única fonte de renda. O benefício equivale a um salário mínimo durante 3 meses.
Fonte: Enio Manoel