106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) segue investigando as mortes de peixes principalmente na bacia do Rio Piquiri, no município de Nova Aurora. Desde a semana passada moradores registram imagens de centenas de peixes mortos.
O IAP está realizando um levantamento na tentativa de identificar a causa desse crime ambiental. Apesar das dificuldades para a coleta de materiais para as análises, devido principalmente a extensão do rio, os agentes acreditam que os peixes morreram por contaminação.
Até o momento nenhuma empresa foi notificada. Locais suspeitos de despejar rejeitos no rio estão sendo observados e já receberam a visita dos fiscais. Há suspeitas ainda de que a contaminação possa ter sido provocada por pescadores.
Com relação ao término do período da Piracema, marcado para o fim deste mês, de acordo com Taciano Maranhão, engenheiro de pesca do IAP, a liberação da pesca no Rio Paraná e nos demais rios do estado está mantida para o dia 01 de março. Segundo ele, no Rio Piquiri, poderá haver uma intervenção e a pesca só será liberada após o resultado das análises que estão sendo realizadas para saber o grau de contaminação na água e nos peixes.(áudio Maranhão abaixo)
A estimativa é que a contaminação no Rio Piquiri já tenha matado aproximadamente 50 toneladas de peixes de diversas espécies como: Piapara, Corimba, Piau, Mandi, Piracanjuba entre outras.
Fonte: Enio Manoel