106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (28), um caso importado de febre amarela em Curitiba. O paciente é um homem de 69 anos que contraiu o vírus em Itaoca, em São Paulo.
Mesmo sendo importado, este é o primeiro caso da doença na capital desde janeiro do ano passado, ainda conforme a saúde municipal.
A cidade fica próxima a Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, e o homem viajou para pescar no Rio Ribeira, segundo a secretaria. Ele evoluiu bem ao tratamento e já recebeu alta do hospital. Duas pessoas tiveram a doença confirmada em Adrianópolis.
O último caso importado de febre amarela em Curitiba, em janeiro de 2018, foi de um paciente que tinha viajado para Mairiporã, também em São Paulo. Ele evoluiu bem e está sem risco de transmissão.
A vacina da febre amarela, que é a única forma de prevenir a doença, está disponível nas 110 unidades de saúde de Curitiba e em todo o estado. É importante ressaltar que são necessários dez dias para que o efeito da imunização seja completo.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a confirmação do caso importado na capital, agora são cinco casos da doença em todo o Paraná. Outros dois casos foram confirmados em Adrianópolis, um em Antonina e outro Campina Grande do Sul.
No total, desde o início do ano, foram notificados 168 suspeitos de febre amarela em todo o estado. Desses, 115 foram descartados e 48 estão sendo investigados.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. G1