Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde confirma primeiro caso de febre amarela em Curitiba

Saúde confirma primeiro caso de febre amarela em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (28), um caso importado de febre amarela em Curitiba. O paciente é um homem de 69 anos que contraiu o vírus em Itaoca, em São Paulo.

Mesmo sendo importado, este é o primeiro caso da doença na capital desde janeiro do ano passado, ainda conforme a saúde municipal.

A cidade fica próxima a Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, e o homem viajou para pescar no Rio Ribeira, segundo a secretaria. Ele evoluiu bem ao tratamento e já recebeu alta do hospital. Duas pessoas tiveram a doença confirmada em Adrianópolis.

O último caso importado de febre amarela em Curitiba, em janeiro de 2018, foi de um paciente que tinha viajado para Mairiporã, também em São Paulo. Ele evoluiu bem e está sem risco de transmissão.

A vacina da febre amarela, que é a única forma de prevenir a doença, está disponível nas 110 unidades de saúde de Curitiba e em todo o estado. É importante ressaltar que são necessários dez dias para que o efeito da imunização seja completo.

Cinco casos da doença em todo o Paraná

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a confirmação do caso importado na capital, agora são cinco casos da doença em todo o Paraná. Outros dois casos foram confirmados em Adrianópolis, um em Antonina e outro Campina Grande do Sul.

No total, desde o início do ano, foram notificados 168 suspeitos de febre amarela em todo o estado. Desses, 115 foram descartados e 48 estão sendo investigados.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. G1