106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com mais de 60 espécies de plantas medicinais, uma horta comunitária foi inaugurada recentemente em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado. A ideia é que o espaço seja utilizado de maneira educacional, mostrando os benefícios das plantas para o tratamento de doenças como hipertensão e diabetes.
O projeto é uma parceria do município com a Itaipu Binacional. A cada semana moradores de uma região serão convidados a conhecer o lugar por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Gislaine Verônica da Silva, nutricionista e coordenadora do projeto Cultivando Saúde e Saberes, explica um pouco das atividades:
“O pessoal está aprendendo a fazer as mudas, como podem replicar isso e plantar em casa, conheceram um pouco mais da horta, tendo um contato mais direto com as plantas e nos próximos encontros vamos ampliando isso. Como manter a horta em dia, para que não percamos isso e possa continuar”.
Além dos benefícios das propriedades medicinais das plantas, o ambiente também pode servir como uma espécie de terapia, proporcionando saúde mental para aqueles que frequentarem a horta:
“Nós sabemos que, hoje em dia, tem um número muito alto de pessoas com depressão, ansiedade e outras doenças psiquiátricas. Esse é um ambiente que ajuda nesse quesito. Uma terapia alternativa”.
Por meio do Programa Plantas Medicinais, a Itaipu apoia o desenvolvimento da cadeia produtiva de fitoterápicos na região Oeste do Paraná. Em mais de 15 anos, a ação já promoveu a capacitação de milhares de agentes de saúde da rede pública e pessoas da comunidade em geral, além de atuar na distribuição de mudas e de fitoterápicos para utilização em postos do SUS.
Fonte: Aerp/Vacy Alvaro