106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Além dos 18 municípios que já fazem parte do Projeto Viola Lindeira, a Itaipu Binacional e o Instituto Viola Caipira ampliou o convenio para atender alunos de mais 11cidades da região. As aulas são ministradas por músicos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira do Centro Universitário FAG, reconhecido como uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil.
As inscrições dos alunos, nos novos municípios que agora compõe o projeto já começaram, na semana passada crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, de Toledo, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste, puderam conhecer mais sobre o Viola Lindeira. De acordo com Cristian Fernandes coordenador do projeto, a partir desta semana a equipe de professores estará visitando ainda, as cidades de Altônia, Maripá, Nova Santa Rosa, Céu Azul, Matelândia, Vera Cruz do Oeste e Quatro Pontes... (Cristian)
Criado em 2015, uma das prioridades do Projeto Viola Lindeira é atender famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuir para formação de orquestras de viola, nos 29 municípios que fazem parte do projeto. Atualmente mais de 750 alunos fazem as aulas de forma gratuita em contra turno escolar a expectativa é de que, com a participação de mais 11 cidades, esse número chegue a 1.200.
De acordo com o convenio firmado, a Itaipu fica responsável pelo suporte financeiro necessário a toda a parte operacional do projeto, como logística, pagamento dos professores, hospedagem e alimentação. O Instituto oferece os instrumentos musicais. A contrapartida das prefeituras é uma sala de aula com infraestrutura para receber os professores e os futuros músicos. Para participar, os alunos devem estar, obrigatoriamente, matriculados em uma instituição de ensino.
Fonte: Enio Manoel