Representantes de entidades, e a comunidade em geral, se reuniram nesta terça-feira (29), para cumprir mais uma etapa de discussões a respeito do local de destinação da conhecida Casa Schierholt. Conforme aprovação do público presente, a casa, edificada por volta de 1958, deve ser alocada na Praça do Colono. O prefeito, Jucerlei Sotoriva, também participou da reunião para saber do andamento do processo.
A residência era de propriedade da família de Theodor e Frieda Schierholt e foi doada ao município de Santa Helena em 2013. A estrutura deve ser retirada local, na Avenida Brasil, 1494, e alocada em outro terreno, onde servirá de ponto de visitação pública.
Levantamentos e constatações quanto a melhor forma de utilizar o imóvel foram feitas pelo historiador da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Aimoré Índio do Brasil Arantes.
Uma série de reuniões foi desenvolvida para discutir qual a melhor forma de utilização, melhor local para a casa e o impacto visual, cultural e social causada pela alocação em outro espaço. O diretor do Departamento de Cultura, Natã da Costa Duarte, destaca que a discussão é muito importante tendo em vista a destinação que se dará à edificação.
A residência deve ser transportada inteira, e servirá de memória histórica do município. ????? a preservação da história de colonização do Oeste???, conforme destaca o historiador José Augusto Colodel.
Fonte: Assessoria