106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta segunda-feira (11), alunos e professores do Instituto de Tecnologia Agrícola (ITA), do Colégio Agrícola do Governo de Quebec - Canadá, da cidade de Saint-Hyacintho, estiveram visitando o Centro Avançado de Pesquisas - CAP de Santa Helena.
Os professores Marc Dallire, Benoit Davian e Karin Meyerhans e estudantes, juntamente com o professor Wilson Ricardo do Colégio Agrícola de Toledo, conheceram as boas práticas adotadas em uma pequena propriedade, que serve como fonte de renda.
A visita técnica foi coordenada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Carlos de Oliveira, que destacou a reação dos visitantes ao presenciarem as iguarias cultivadas hoje no CAP; “Os visitantes ficaram impressionados em conhecer algumas culturas in naturas como: Acerola, Maracujá, Goiaba, Palmito pupunha e outras, pois estas chegam em seu país industrializadas (seca, cristalizada, enlatada ou em pó)”, comenta o secretário.
Ainda segundo José Carlos, o município em parceria com a Itaipu Binacional, IAPAR e Emater, devem por em prática um projeto para implantação de um programa de fruticultura na região oeste do Paraná, onde o pequeno produtor poderá cultivar algumas espécies de frutas que deram resultados no CAP e, assim obterem uma renda extra.
Produtores interessados já podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone 3268-8292.
Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria