Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receita Federal faz alerta para e-mail falso sobre malha fina do Imposto de Renda

Receita Federal faz alerta para e-mail falso sobre malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal fez um alerta para e-mail falso que estão sendo enviados aos contribuintes sobre a malha fina do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019.

O e-mail falso informa que o usuário caiu na malha fina - processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto - e indica um link por onde a pessoa pode ter acesso a um relatório final.

A Receita Federal esclarece que não envia e-mails aos contribuintes e que clicar nesses links pode ser muito perigoso, podendo danificar o computador, o celular, ou ainda roubar dados pessoais.

Ainda conforme a Receita, a maneira correta de consultar se está na malha fina é acessando o portal da Receita, ou ligando no telefone 146.

De acordo com a auditora fiscal Giovana Longo, os contribuintes precisam ficar atentos.

"A receita jamais vai mandar qualquer tipo de arquivo ou link para acessar sites. O melhor é que a pessoa digite o endereço oficial no seu navegador e obtenha suas informações ali", diz a auditora.

O imposto

 

O prazo para a entrega das declarações termina em 30 de abril.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

A expectativa é que 30,5 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano. No ano passado, a Receita recebeu 29,2 milhões de declarações. Com isso, o Fisco espera que cerca de 1,23 milhão contribuintes a mais prestem contas ao leão neste ano.

Fonte: g1