Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Azulou geral: caminhada chama a atenção para a causa autista em Guaíra

  • 01/04/2016
  • Foto(s): Assessoria
Azulou geral: caminhada chama a atenção para a causa autista em Guaíra
A Secretaria de Educação e a Associação das Mães e Amigos dos Autistas de Guaíra (Amag) promoveram hoje uma caminhada para lembrar o dia mundial de conscientização da causa autista, estabelecido no dia 02 de abril.

A caminhada reuniu professores, alunos e profissionais que direta ou indiretamente lidam com o transtorno, cada vez mais recorrente na sociedade.

???Acho importante dar essa visibilidade, agradecemos ao apoio da prefeitura, das escolas e colégios. O assunto merece a nossa atenção e precisamos lidar com ele sem preconceitos???, opinou Rosana Ohashi, presidente da Amag.

Vestindo azul, os participantes empunharam faixas e distribuíram panfletos com informações sobre o autismo.

???A caminhada tem como objetivo chamar a atenção para a causa autista. Alunos autistas em sala de aula são uma realidade cada vez mais comum e precisamos saber lidar com isso. Em Guaíra, temos a sala de recursos, uma sala especial, e também professores buscando aperfeiçoamento para trabalhar adequadamente com essa realidade. Ainda falta muita coisa, mas estamos no caminho certo???, afirma Naíra Frutos González, psicóloga.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos ??? na proporção de quatro meninos para cada menina.

A caminhada percorreu parte da avenida Mate Laranjeira e teve sua dispersão em frente ao Paço Municipal.

O vereador Almir Bueno e Tereza Camilo participaram da caminhada, representando o Poder Legislativo.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Marli Jardim, outras atividades serão programadas ao longo do ano. ???Tudo que estiver ao nosso alcance nós faremos. A Amag conta com todo o nosso apoio, assim como os nossos servidores que lidam diretamente com o autismo em Guaíra. Muito importante este momento e outras atividades deverão ser apoiadas ou programadas pela secretaria???, destacou.

Saiba mais

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. ?? uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente ??? segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Entretanto, neste contexto, a tradução correta de ???pervasive??? é ???abrangente??? ou ???global???, e não ???penetrante??? ou ???invasivo???. Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e sociabilização frequentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola. Caso conheça outros pais de adultos com autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.

O autismo afeta, em média, uma em cada 110 crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo o CDC (sigla em inglês para Centro de Controle e Prevenção de Doenças), do governo daquele país, com números de 2006, divulgados em dezembro de 2009 ??? no Brasil, porém, ainda não há estatísticas a respeito do TEA. Em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. O aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade científica. No Brasil, foi realizado o primeiro estudo de epidemiologia de autismo da América Latina, publicado em fevereiro de 2011???com dados de 2010 ???, liderado pelo psiquiatra da infância Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011), num projeto-piloto com amostragem na cidade paulista de Atibaia, aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos. Outros estudos estão em andamento no Brasil.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557