106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Tuberculose é a infecção que mais afeta as pessoas que vivem com HIV/Aids e ainda provoca milhares de mortes no Brasil e no mundo. Para reforçar o combate à doença, no dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Os sintomas da tuberculose são: Tosse há mais de duas semanas, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, suor noturno, febre baixa ao entardecer e cansaço. O tratamento de deve ser feito por no mínimo seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena, por meio do Departamento de Epidemiologia, juntamente com todas as unidades de saúde do município, promovem orientações quanto a prevenção da doença; “Todos os nossos profissionais de saúde estarão orientando os pacientes sobre a importância de se prevenir contra a tuberculose. Também é importante que as pessoas com sintomas da doença procurem o mais breve possível uma unidade de saúde para ser diagnosticada”, comenta Rosangela Dizars, responsável pela Epidemiologia de Santa Helena.
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Ambientes abertos e ventilados e se proteger ao tossir, são algumas maneiras de prevenção contra a doença.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria