106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Câmara de Vereadores de Cascavel sediou, nesta semana a quarta reunião para debater a proposta de redução do ICMS que incide sobre a tarifa de energia elétrica cobrada dos paranaenses. O movimento de vereadores iniciou em janeiro deste ano em Marechal Cândido Rondon e vem ganhando força.
No encontro desta quarta-feira, além de representantes de Cascavel, estiveram presentes vereadores de Toledo, Guaíra, Terra Roxa, Quatro Pontes, Iguatu, Jussara, Vera Cruz do Oeste, Cianorte, Cafelândia, Nova Santa Rosa, Santa Helena, Ivaté, Nova Aurora, São Pedro do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Entre Rios do Oeste, Xambrê, Corbélia, Santa Helena, Maripá, Céu Azul e Matelândia.
O vereador Gordinho do Suco, que é vice-presidente da comissão, representou Marechal Cândido Rondon.
De acordo com ele, uma das ações definidas na reunião foi o encaminhamento de pedido de providências ao Governo do Estado e, principalmente, por parte do Ministério Público Federal. No documento, o grupo solicita que o Ministério Público Federal ajuíze Ação Civil Pública para que a Justiça obrigue os entes públicos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a custearem, de maneira integral, a conta de energia elétrica das residências de pacientes que fazem uso de aparelhos de uso vital.
Também voltou a ser cobrado investimento da Copel para acabar com as frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica na área rural, problema que afeta a atividade agropecuária e causa prejuízos a produtores e Municípios.
Gordinho do Suco informa que a próxima reunião do movimento será em Toledo, em data a ser marcada. Além de vereadores e comunidade em geral, serão convidados líderes cooperativistas da região, diretores da Copel e representantes do governo estadual.
Esta reunião será preparatória para encontro que vereadores pretendem agendar em Curitiba, para expor as reivindicações diretamente ao governador Ratinho Júnior. Enquanto era deputado estadual, a redução do ICMS sobre a conta de luz era uma das bandeiras do atual governador.
O Paraná, com o ICMS de 29%, é o terceiro Estado do País que mais cobra imposto da população sobre o consumo de energia elétrica.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria Câmara MCR