Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do estado anuncia seleção de policiais que vão atuar nas escolas do Paraná

Governo do estado anuncia seleção de policiais que vão atuar nas escolas do Paraná

O Governo do Paraná começou o processo de seleção de policiais militares da reserva que vão participar da primeira etapa do programa Escola Segura. O programa é uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança Pública e prevê a presença de policiais nas escolas estaduais, além de outras ações de prevenção para reforçar a proteção de alunos, pais e funcionários. Os interessados têm até o dia 30 deste mês para fazer a inscrição, no site www.pm.pr.gov.br.

Os primeiros municípios a receberem o programa Escola Segura são Londrina e Foz do Iguaçu. Na sequência, serão ofertadas vagas para a Região Metropolitana de Curitiba. O programa seria lançado no mês de maio, mas foi antecipado em função da tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, neste mês.

A primeira etapa da realização do programa deve ser feita nas escolas localizadas em bairros mais vulneráveis. A Defesa Civil do Estado vai treinar a equipe escolar e os policiais na prevenção de situações de crise e calamidade.

Para o secretário de Educação, Renato Feder, outro ponto forte é a integração entre a equipe gestora das escolas e os policiais, que vão trabalhar em conjunto na prevenção e mediação de conflitos.

O secretário de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell, explica que os policiais também vão fazer a prevenção de possíveis perturbações ou atentados contra os prédios dos estabelecimentos. De acordo com o secretário, a intenção é identificar comportamentos agressivos.

O investimento inicial nesta etapa será de 5 milhões de reais, para o pagamento das diárias dos policiais e compra de equipamentos de segurança. O Paraná possui 2.143 escolas estaduais.

O projeto piloto tem duração de cinco meses e envolve até 200 policiais militares da reserva. Ao final deste prazo, o governo vai avaliar o modelo adotado e a possível expansão.

Fonte: CBN Curitiba