Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Núcleos Regionais de Educação do Oeste discutem segurança nas escolas

Várias reuniões vem sendo realizadas para discutir alternativas de segurança de alunos e professores

Núcleos Regionais de Educação do Oeste discutem segurança nas escolas

Desde o ataque que vitimou 10 pessoas, entre elas 5 adolescentes, alunos do Colégio Estadual Raul Brasil na cidade de Suzano (SP), os Núcleos Regionais de Educação do Paraná tem se mobilizado em conjunto com órgãos de segurança pública para discutir a “segurança nas escolas”, tema que vem preocupando autoridades, professores, pais e alunos, não só do Estado mas de todo o País.

Várias reuniões vem sendo realizadas para discutir alternativas de segurança de alunos e professores nos arredores das escolas. Nilton Santello, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, destacou os programas que estão sendo desenvolvidos dentro das instituições. De acordo com ele, o problema maior é o que vem de fora das escolas, principalmente a comercialização e uso de drogas. ( áudio Nilton abaixo)

A professora Silmar de Lima Paschoali fala sobre os problemas que vem afetando o rendimento educacional dos alunos. (áudio Silmar abaixo)

O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo. José Carlos Guimarães, por sua vez. destacou as ações e as parcerias que já existem no combate a violência nas escolas e pediu a atenção dos pais, que segundo ele, precisam estar mais atentos ao comportamento dos filhos.(áudio Guimarães abaixo)

Uma das medidas do Governo do Estado foi a implantação imediata do programa Escola Segura, que utilizará policiais da reserva para fazerem a segurança nas escolas. Na primeira etapa, que funcionará como um teste, o Governo pretende implantar o programa em ao menos 100 escolas.

O Paraná tem 2.143 escolas estaduais e a decisão de aderir ao programa será da direção de cada estabelecimento, em conjunto com a comunidade escolar. Para a primeira fase, foram abertas 74 vagas para policiais reservistas atuarem em Londrina e 46 para Foz do Iguaçu. O processo seletivo para a Região Metropolitana de Curitiba começará em breve.

Fonte: Enio Manoel