106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde o ataque que vitimou 10 pessoas, entre elas 5 adolescentes, alunos do Colégio Estadual Raul Brasil na cidade de Suzano (SP), os Núcleos Regionais de Educação do Paraná tem se mobilizado em conjunto com órgãos de segurança pública para discutir a “segurança nas escolas”, tema que vem preocupando autoridades, professores, pais e alunos, não só do Estado mas de todo o País.
Várias reuniões vem sendo realizadas para discutir alternativas de segurança de alunos e professores nos arredores das escolas. Nilton Santello, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, destacou os programas que estão sendo desenvolvidos dentro das instituições. De acordo com ele, o problema maior é o que vem de fora das escolas, principalmente a comercialização e uso de drogas. ( áudio Nilton abaixo)
A professora Silmar de Lima Paschoali fala sobre os problemas que vem afetando o rendimento educacional dos alunos. (áudio Silmar abaixo)
O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo. José Carlos Guimarães, por sua vez. destacou as ações e as parcerias que já existem no combate a violência nas escolas e pediu a atenção dos pais, que segundo ele, precisam estar mais atentos ao comportamento dos filhos.(áudio Guimarães abaixo)
Uma das medidas do Governo do Estado foi a implantação imediata do programa Escola Segura, que utilizará policiais da reserva para fazerem a segurança nas escolas. Na primeira etapa, que funcionará como um teste, o Governo pretende implantar o programa em ao menos 100 escolas.
O Paraná tem 2.143 escolas estaduais e a decisão de aderir ao programa será da direção de cada estabelecimento, em conjunto com a comunidade escolar. Para a primeira fase, foram abertas 74 vagas para policiais reservistas atuarem em Londrina e 46 para Foz do Iguaçu. O processo seletivo para a Região Metropolitana de Curitiba começará em breve.
Fonte: Enio Manoel