Um grupo de trabalhadores sem terra fez uma passeata pelas principais ruas de Santa Terezinha de Itaipu, na manhã desta segunda-feira (4). Entre os manifestantes estão famílias que ocupam uma fazenda no município desde o dia 18 de março.
Por medida de segurança, a prefeitura publicou um decreto suspendendo as atividades nas repartições públicas nesta segunda. De acordo com a polícia, a manifestação dos sem-terra foi pacífica.
Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) exigem, entre outros, que o governo agilize os processos de reforma agrária para o assentamento de milhares de famílias que vivem acampadas na região.
Por determinação da justiça, o grupo já deveria ter desocupado a propriedade, porém mantém a invasão.
Conforme o MST, a fazenda tem 1.750 hectares, 500 hectares destes de reserva legal e mata ciliar, 300 hectares de agricultura e 900 hectares de pastagem para gado de corte. A área também possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 242 hectares, que faz parte do Corredor da Biodiversidade Santa Maria ??? faixa de vegetação que liga o Parque Nacional do Iguaçu ao Parque Nacional de Ilha Grande (SP).
Fonte: G1