Na sexta-feira, 01, o município de Itaipulândia, em parceria com a Itaipu Binacional, efetuou o repasse de três distribuidores de dejetos para a FUNDEC-Associação de Desenvolvimento Comunitário de Itaipulândia. Esses equipamentos foram cedidos em comodato para grupos de produtores das comunidades de Linha Botafogo e Sanga Seca; Buriti; e Caramuru e Linha Progresso. Conforme dados repassados pela Secretaria de Agricultura inicialmente serão atendidos em torno de 50 produtores organizados, mas os grupos são abertos à novas adesões de agricultores interessados. Os equipamentos, que tiveram um custo de R$ 92.500,00 (noventa e dois mil e quinhentos reais), foram adquiridos através do convênio com a Itaipu Binacional que tem validade até setembro de 2017.
Conforme disse o Prefeito Miguel Bayerle ???somos gratos pela grande parceria com a Itaipu Binacional e orgulhosos por ter sido em nosso município que surgiu o Programa Cultivando Água Boa. A entrega de mais estes equipamentos para nossos agricultores é o reflexo do bom entendimento que temos que órgãos e instituições preocupadas com a preservação do meio ambiente e a melhor destinação dos resíduos oriundos da produção.???
Nelton Friedrich, Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, destacou que ???vir para Itaipulândia é sempre motivo de alegria e a certeza de que nossas ações surtem efeito. Termos um município com tantos avanços na questão ambiental e de preservação de solos nos deixa eufóricos e certos de que estamos cumprindo nossa missão. Parabenizamos os produtores itaipulandienses por mais esta conquista através do empenho da administração municipal.??? E frisou ainda: ???Temos convicção de que novas ações virão por aí pois conhecemos o potencial de organização da equipe responsável pelo setor agrícola e ambiental do município e, principalmente, a participação efetiva e a dedicação dos agricultores locais na questão da preservação.???
Através de convênios com a Itaipu Binacional o município de Itaipulândia já efetuou a adequação de mais de 18 mil m2 de estradas; em torno de 13 mil m2 de estradas foram cascalhadas; mais de 75 metros lineares de terraços foram reformados com o terraceador adquirido dentro do convênio; manutenção de 7,1 ha reflorestamento com adubação, replantio e coroamento, além de centenas de horas máquinas para diversos serviços, construção de cercas de proteção e abastecedouros comunitários e aquisição de diversos equipamentos.
Em Itaipulândia, foram concluídos os trabalhos de recuperação em e 3 microbacias, tendo ainda 3 em fase de conclusão e outras 8 com 50% dos trabalhos já realizados.
Fonte: Assessoria