Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Abril Marrom: mês é dedicado à prevenção da saúde ocular e combate a cegueira

Apesar de boa parte das doenças visuais serem preveníveis e tratáveis, o número de deficientes deve aumentar devido a maus hábitos de saúde e doenças crônicas.

Abril Marrom: mês é dedicado à prevenção da saúde ocular e combate a cegueira

Abril Marrom: você está cuidando bem da sua saúde ocular?

Campanha alerta população sobre cuidados essenciais com a saúde os olhos; 80% das doenças que causam cegueira podem ser prevenidas, segundo a OMS.

No Brasil 6 milhões e 500 mil pessoas possuem alguma deficiência, segundo IBGE. Por isso a conscientização é tão importante e o Abril Marrom, desde 2016, é dedicado a saúde ocular. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A íris é aquela parte mais visível e colorida dos olhos e tem como função controlar os níveis de luz que entra neles.

Três fatores são decisivos para a manutenção da saúde ocular: estilo de vida equilibrado, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Uma das doenças que mais ameaçam a saúde ocular é o diabetes, que atinge a retina. Os níveis glicêmicos altos levam complicações vasculares, atingindo os olhos.

O oftalmologista Arnaldo Bordon, membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, alerta. ÁUDIO 01

Já a catarata e a degeneração macular relacionada a idade são importantes causas da cegueira na população idosa. ÁUDIO 02

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu na semana passada um evento de atualização para servidores de todas as regionais de Saúde sobre prevenção da cegueira.

O evento foi transmitido por videoconferência para as 22 Regionais de Saúde e teve o objetivo de alertar e orientar os profissionais que atuam junto à rede.

A palestra no encontro foi ministrada pela oftalmologista e docente da Universidade Federal do Paraná, Ana Tereza Moreira, que destacou detalhes sobre o Teste do Olhinho, que está regulamentado por lei no Paraná desde 2004. ÁUDIO 03

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Universo Visual/Agência Rádio Web/AEN PR