106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O aumento no consumo de peixes tem impacto no crescimento da produção de pescados. A região Sul foi destaque na produção nacional e atingiu 198.600 toneladas em 2018, representando 27,5% da produção brasileira no ano passado. No total, o Sul cresceu 11,3% no ano passado, principalmente porque o Paraná, segundo o Anuário da Piscicultura 2019 da Associação Brasileira de Piscicultura, aumentou a produção de peixes de cultivo em 16%.
As espécies mais cultivadas são: carpas, tilápia e jundiá.
O Paraná lidera o ranking nacional da produção de tilápia, com 123.000 toneladas/ano (29,3% do total), seguido de São Paulo (69.500 toneladas) e Santa Catarina que produz 33.800 toneladas ano.
O analista de piscicultura do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), Edmar Gervásio, explica que o incentivo ao consumo de peixe e também na entrada de novas indústrias no segmento, ajudaram a aumentar a oferta e a visibilidade do produto para o consumidor.
Segundo o IBGE, o brasileiro consome em média 9,5 kg de peixe por ano, ante uma média mundial de mais de 20 kg/habitante/ano. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por sua vez, recomenda que o ser humano ingira 12 kg/hab/ano.
Para um consumo sem receios dos pescados a nutricionista Elaine Imbiriba explica que as espécies produzidas no Brasil são importantes fontes de proteína e poderiam ser consumidas até duas vezes por semana.
No ano passado, a produção brasileira atingiu 722 mil toneladas segundo o Anuário Brasileiro da Piscicultura 2019, o volume é 4,5% maior do que em 2017.
Fonte: Aerp/Deividi Lira