106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.
O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso. Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica.
Na 114ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Medianeira, Missal e Serranópolis do Iguaçu, o trabalho de cadastramento biométrico começa no dia 6 de Maio e estará todo ele centralizado no Fórum Eleitoral de Medianeira, que está passando por adequações para receber esse público. É obrigatório fazer esse cadastramento. E também pode ser agendado, onde o eleitor acessa o site do TRE, faz o agendamento, escolhendo o horário para comparecer no Fórum Eleitoral, conforme explica a chefe do Cartório Eleitoral, Adeline Gasparelli:
SONORA – ADELINE GASPARELLI
Fonte: João Hermes