Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sábado é o Dia ???D??? de vacinação contra a gripe

A campanha, iniciada em 10 de abril, tem como meta vacinar 90% da população

Sábado é o Dia ???D??? de vacinação contra a gripe

O Dia D de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado, dia 4 de maio. Neste dia as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17 horas para imunizar especialmente membros dos grupos prioritários da campanha: Idosos (com mais de 60 anos), crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto até 45 dias), pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A campanha, iniciada em 10 de abril, tem como meta vacinar 90% da população (68.170 pessoas) dos grupos elegíveis para a vacinação. A maior população é de crianças, com 21.782, seguida de idosos com 20.321. Até o final de abril, o grupo com menor percentual imunizado foi de crianças, apenas 28%.

Mortes

A cobertura desejada ainda está baixa de acordo com o setor de imunizações e isso preocupa as autoridades sanitárias. “Esse mês tivemos a confirmação de duas mortes por influenza na cidade, o que nos coloca em alerta na prevenção”, disse a responsável pelo setor de imunização do município, Adriana Izuka.

Os resultados para os exames saíram somente agora. As coletas foram feitas e encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central em Curitiba). O primeiro óbito foi registrado em 30 de março e o segundo em 8 de abril. Os pacientes; um homem de 92 anos e uma mulher de 39 apresentavam comorbidades (outras doenças). Ela com doença neurológica crônica, e ele, doenças cardiovascular e renal crônicas.

A vacinação integra mobilização nacional para reduzir a mortalidade, as complicações e a internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em 2018, foram 11 mortes por influenza registradas no município, e mais de 100 no Paraná. Este ano já foram registrados 10 casos de influenza com circulação do H1n1, H3N2 e B.

A campanha é prioritária para vacinação contra a gripe, mas quem buscar as unidades poderá atualizar a carteirinha. Documento pessoal também deverá ser apresentado.

Fonte: AMN