106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na tarde desta quinta-feira (02) o prefeito Zado recebeu o Desembargador Gilberto Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, juntamente com sua equipe para uma reunião sobre a necessidade de cadastrar todos os eleitores de Santa Helena no sistema biométrico, que será obrigatório para o cidadão obter o direito de votar nas eleições de 2020.
Estiveram representados também os municípios de Entre Rios do Oeste e Diamante do Oeste que são vinculados a Comarca local e, portanto, deverão direcionar os eleitores até o Fórum Eleitoral Dr. Goyá Campos, em Santa Helena e ainda, o Ministério Público, através da promotora Dra. Marina Zilberknop Mendes, o Legislativo local, com a presença do seu presidente, Paulo Julio Vasata e a reunião contou ainda com o Juiz substituto da Comarca local Dr. Wesley Porfirio Borel e o chefe do Cartório Eleitoral de Santa Helena Catior Henrique Pit.
A união de poderes se faz necessária justamente pela mobilização acordada entre as esferas com o interesse mútuo de atrair o número máximo de eleitores para a Biometria. Esta ação será intensificada nos meios de comunicação e ainda, haverá uma logística de transportes dos eleitores até o local do procedimento, além de outras parcerias legais como a cedência de servidores e custeio de estruturas que serão instaladas paralelamente ao Fórum Eleitoral.
Conforme o Desembargador Gilberto Ferreira, é uma açãodo Tribunal Regional Eleitoral que beneficia não só o município mas principalmente o eleitor, pois fazendo o cadastramento biométrico são evitados inúmeros transtornos como cancelamento do título e até mesmo do CPF, o que compromete movimentações financeiros e acesso a quaisquer serviços públicos: “Santa Helena já possuiu um excelente contingente de eleitores cadastrados, mas precisamos avançar ainda mais, por isso estamos gratos com a parceria do município em nos ajudar a conscientizar sobre a importância da Biometria e mais do que isso, dar todo o suporte para que os cidadãos se dirijam até o Fórum munidos dos documentos necessários,” afirma o presidente do TRE.
Para efetuar a Biometria, o eleitor necessita levar consigo o RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência no nome seu nome ou qualquer outro documento que comprove o vínculo com o município, como por exemplo, a carteira de trabalho registrada, declaração de matrículas dos filhos, entre outros.
O horário de atendimento é das 13:00 as 18:00 horas, no Fórum Eleitoral situado na Rua Angelo Cattani, próximo ao Clube União.
Prazos
Para os eleitores de Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Diamante do Oeste o prazo inicia em 20 de maio. Mesma dia do início do recadastramento para São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia.
Para Medianeira, Missal e Serranopolis do Iguaçu a data para o início do recadastramento é nesta segunda-feira, dia 6.
Eleitores de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Quatro Pontes, Mercedes e Nova Santa Rosa o prazo já começou e segue até novembro.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria