106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A decisão do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, de cortar o atendimento aos municípios da 9ª Regional de Saúde caso o estado não faça repasse maior de recursos ao município foi anunciada essa semana. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é centro de referência para urgência e emergência para os municípios da região.
Na tarde desta sexta-feira (03), os municípios integrantes do CISI – Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu, estiveram reunidos em Assembléia na sede do Consórcio em Medianeira, onde o assunto foi debatido entre os presentes. O presidente do CISI e também prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, acredita que a decisão de Brasileiro também pode ter o objetivo de pressionar o Governo do Estado a liberar mais recursos para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.
Na reunião, os municípios ventilaram várias possibilidades, até mesmo de buscar uma outra alternativa na região que possa atender os pacientes da 9ª Regional.Na terça-feira, uma comitiva de prefeitos e secretários municipais de saúde vão à Curitiba para entregar ao Governo do Estado a posição dos integrantes do CISI.
Rineu Menoncin fez um relato para a reportagem do Costa Oeste News sobre a situação e o que o CISI pretende fazer:
SONORA – RINEU MENONCIN
A decisão anunciada pelo prefeito do Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, foi apresentada na edição desta sexta-feira (03) do Jornal Costa Oeste News com o repórter Eli Silva. Acompanhem o áudio:
SONORA – CHICO BRASILEIRO
Fonte: João Hermes