106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Unioeste publicou nesta sexta-feira um edital que suspende o concurso do Hospital Universitário do Oeste do Paraná cujas provas seriam realizadas no próximo domingo (5).
O documento cita que houve uma determinação da Comissão de Política Salarial, encaminhada pela Casa Civil do Governo do Estado, após uma reunião na última terça-feira. Os motivos da determinação não são explicitados.
A decisão deixou revoltados os candidatos que pagaram a inscrição e se preparam para a prova. A aplicação da parte objetiva já havia sido adiada uma vez.
São cerca de 6,9 mil inscritos e nas últimas semanas a instituição divulgou o ensalamento e confirmou que as provas ocorreriam. Muitos estão se preparando há meses e estudando dia e noite para as provas. Eles alegam que falta transparência por parte da instituição.
O documento também cita que a Secretaria de Estado de Saúde deve em conjunto com a Unioeste apresentar uma alternativa para a contratação de profissionais para o HU em 30 dias.
Procurada pela reportagem a Unioeste afirmou que apenas o reitor Paulo Sérgio Wolf, o Cascá, pode falar sobre o assunto e que ele estava em Curitiba, justamente tentando solucionar a questão.
Uma nota bastante superficial foi emitida sobre o caso:
"A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informa que atendendo determinações superiores enviadas nesta data de 3 de maio de 2019, suspende a realização do 12° Concurso Público para Agentes Universitários do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) edital n°095/2018-GRE, e toma as providências por meio do edital 038/2019-GRE".
A instituição não dá nenhuma orientação aos inscritos, nem detalha a deliberação desta "comissão".
Vale lembrar que houve determinação para que o hospital fizesse a contratação de médicos por meio de concurso público. Hoje os profissionais prestam serviço por empresas e o prazo dado para adequar a situação está perto do fim. O concurso inclui médicos de cerca de 40 especialidades.
O concurso atraiu grande número de interessados. Apenas para o cargo de enfermeiro com 81 vagas, foram 1.868 inscritos, as 135 vagas para técnico de enfermagem têm 2.128 inscritos.
A CGN busca a assessoria do Governo do Estado para saber os detalhes da decisão da Comissão de Política Salarial que determinou a suspensão.
Fonte: CGN