Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Golpe da Netflix: credenciais, senhas e dados bancários em risco

Golpe da Netflix: credenciais, senhas e dados bancários em risco

Os usuários brasileiros e latino-americanos da Netflix são o alvo de uma nova tentativa de golpe por e-mail, que tem como objetivo roubar credenciais de acesso e informações bancárias. Descoberta pelos especialistas da ESET, a tentativa de fraude usa métodos comuns entre os criminosos, mas que são eficazes devido a todo um trabalho de fazer com que as comunicações pareçam legítimas.

Um e-mail é enviado em nome do serviço de streaming e simula a aparência das mensagens da empresa, informando sobre a detecção de atividade suspeita na conta. O botão leva o usuário a outra página com a mesma aparência da tela de login da Netflix, onde a vítima deve inserir suas credenciais de acesso, com e-mail e senha.

Na sequência, vem a terceira e mais perigosa parte do golpe, quando os campos pedem a inserção de dados bancários para confirmação de que o perfil efetivamente está seguro. Todas as informações vão para as mãos dos criminosos, enquanto o usuário é redirecionado para a versão real do serviço de streaming, completando a aparência de legitimidade do golpe.

Além do uso de e-mails falsos em si, os bandidos também apostam na ingenuidade dos usuários ao afirmarem que a conta será bloqueada caso a verificação não aconteça. O uso de um design semelhante ao do serviço de streaming, ainda, serve para dar uma cara de real à comunicação e distrair o usuário do fato de que tanto o endereço de e-mail usado para envio da mensagem quanto o site em que as informações são inseridas não pertencem à Netflix. 

De acordo com os especialistas da ESET, os servidores em que o golpe está hospedado ficam nos Emirados Árabes Unidos. O endereço “equiponetflix4” tenta se passar pelo suporte da companhia, mas é falso, assim como a URL getticket.solutions usada para enviar o e-mail como se fosse um suposto serviço de help desk.

Fonte: Canal Tech