106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta sexta-feira (10) foi realizada em Guaíra, uma importante reunião para tratar dos problemas relativos a demarcação de terra indígena em propriedades da região. Organizada pelos Sindicatos Rurais de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, centenas de produtores rurais, empresários e lideranças política da região, lotaram o auditório da Unipar para ouvir do Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, sobre o que está sendo feito para solucionar esse conflito, que se agravou no final de 2018.
Após a Fundação Nacional do Índio (Funai), publicar no Diário Oficial da União a demarcação de uma área de aproximadamente 24 mil hectares e outras áreas de ilhas, como ocupações tradicionais do povo Avá-Guarani.
Nabhan Garcia fez questão de destacar que no atual governo, as questões fundiárias sobre as demarcações de terras indígenas, não estão mais com a Funai, segundo ele, quem decide é o congresso nacional sobre força de lei, e esse diz Garcia, não faltará com o apoio aos produtores...(Nabhan)
Presente na reunião, o prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Aparecido José Weiller Junior, disse que a Amop apoia a causa dos produtores e sempre respeitará o direito de propriedade... ( Aparecido)
Atualmente a decisão da Funai está suspensa pelo Tribunal Regional Federal, após intervenção da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em novembro do ano passado.
Enquanto isso mais de 165 produtores rurais, comprovadamente instalados e donos de suas terras, aguardam com preocupação a solução do impasse.
Fonte: Enio Manoel