106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde abril de 2012, quando houve mudança na legislação, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.
Atualmente a energia renovável está se tornando cada vez mais comum no dia-a-dia de todos. Em nossa região, o maior crescimento vem sendo registrado a partir de 2016, quando houve aumento significativo no uso de energia gerada através de fontes renováveis, principalmente a energia fotovoltaica, que é a captação de energia solar.
Segundo levantamento feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), entre 2016 e 2018, o número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas a energias alternativas cresceu 536% no Estado, saltando de 771 em 2016 para 4.139 em 2018.
Na Regional Cascavel, que atende os 52 municípios do Oeste paranaense, o número de ARTs saltou de 169 em 2016 para 1.196 em 2018, um crescimento de 707%. De acordo com o Gerente Regional do Crea, Geraldo Canci, esse aumento deve continuar este ano. (Ouça o áudio Geraldo Canci abaixo)
A média de investimento para um sistema de energia fotovoltaica gira em torno de R$ 20 mil, considerando uma residência de médio porte. Mas é importante ressaltar que, para a instalação e manutenção do sistema, é necessária a contratação de profissionais habilitados nas áreas de Engenharia.
O Engenheiro Eletricista mestre no assunto, Renato Sakamoto, alerta sobre a importância da presença de um Engenheiro Eletricista qualificado na instalação. (Ouça o áudio Renato Sakamoto abaixo)
Fonte: Gerson Kaiser com Crea