106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os moradores de São Miguel do Iguaçu não contam mais com Posto de Atendimento do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) que funcionava em uma sala localizada na rodoviária municipal.
O atendimento era realizado através de uma parceria entre a prefeitura, que cedia o local e funcionários, e o Governo do Estado, através do Detran, que realizava os treinamentos e disponibilizava o seu sistema.
Nossa equipe de reportagem procurou tanto a prefeitura, quanto a 33ª Ciretran de Medianeira, responsável pelo atendimento na microrregião, e foi informada por ambas as partes que ninguém vai se pronunciar oficialmente ou conceder entrevista.
A única informação repassada foi de que não houve um acorde entre as partes para continuar com a parceria. O motivo é um desacordo sobre o local de atendimento do Detran em São Miguel.
Segundo o informado, a prefeitura estaria realizando uma contenção de gastos e ofereceu um novo local para os atendimentos. A proposta era disponibilizar em um único local os serviços do Detran e dos órgãos municipais de trânsito, em especial o SMITRANS (Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de São Miguel do Iguaçu), em uma sala no Paço Municipal, e a proposta não foi aceita. A alegação é que o convênio assinado, com validade até 2021, prevê um local exclusivo para o Detran.
Como as partes não chegaram a um acordo, a Secretaria Municipal de Administração encaminhou ao Detran um oficio informando a decisão de fechamento do local, que realizava em média 60 processos semanais.
Agora, os moradores de São Miguel do Iguaçu precisam se deslocar até a sede da 33ª Ciretran de Medianeira para usufruir os serviços do órgão estadual.
Fonte: Gerson Kaiser