Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Um ano depois da greve, caminhoneiros dizem que houve avanços

No caso da política de preços dos combustíveis, Delarosa diz que também houve melhorias nesses doze meses pós greve.

Um ano depois da greve, caminhoneiros dizem que houve avanços

Filas de caminhões parados nos acostamentos e um caos nacional causado por um desabastecimento em comércios e postos de combustíveis. Há exatamente um ano, caminhoneiros cruzaram os braços, bloquearam rodovias por 10 dias e demonstraram a força da categoria.

Entre as principais reivindicações, uma tabela que estabelecesse o valor de fretes mínimos e mudanças na política de preços do diesel. O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Londrina e Região, Carlos Delarosa diz que a greve do ano passado, serviu principalmente para mostrar para todo o país a força da categoria...( Delarosa 1)

Carlos Delarosa disse ainda, que em relação às reivindicações da categoria houve avanços e que o novo Governo vem dialogando e negociando com os caminhoneiros. A tabela de fretes, por exemplo, que era criticada pela categoria por ser desrespeitada, vem sofrendo novos ajustes. Delarosa cita o convênio assinado entre Governo e entidades representativas do setor para que os próprios caminhoneiros passassem a notificar casos de desrespeito à tabela... (Delarosa 2)

No caso da política de preços dos combustíveis, Delarosa diz que também houve melhorias nesses doze meses pós greve. Ele explica que a tabela do frete mínimo prevê um gatilho automático cada vez que o aumento do diesel for autorizado pela Petrobrás... (Delarosa 3)

Em abril desse ano, com rumores de uma nova paralisação, o Governo Federal anunciou uma linha de crédito de R$ 500 milhões para a categoria. Cada profissional teria direito a um financiamento de, no máximo, R$ 30 mil para usar na manutenção dos veículos, na compra de pneus e outras despesas.

Fonte: CBN