Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

MP recomenda que município garanta atendimento básico de saúde

  • 07/04/2016
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
MP recomenda que município garanta atendimento básico de saúde
As Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública e de Proteção ao Patrimônio Público de Toledo, no Oeste do Paraná, expediram recomendação administrativa conjunta ao prefeito para que sejam adotadas imediatamente todas as providências necessárias para a ???integral, plena e adequada eficiência administrativa do município de Toledo??? no que se refere à atenção básica de saúde, sob pena de caracterização de improbidade administrativa.

A providência adotada pelo Ministério Público do Paraná ocorreu após o encaminhamento de projeto de lei pelo Executivo à Câmara de Vereadores, prevendo repasse mensal de R$ 140 mil para instituição hospitalar, até dezembro deste ano, para custeio de atendimentos médicos de média e alta complexidades.

Conforme ressaltam as Promotorias de Justiça, o Município tem atribuição apenas para o financiamento da atenção básica, sendo de competência do Estado do Paraná a atenção de média e alta complexidades.

Assim, o Município somente poderia financiar atendimento médico-hospitalar de competência de outro ente público, em caráter complementar, caso a atenção básica estivesse em pleno funcionamento, atendendo integralmente o direito à saúde dos munícipes, o que não tem ocorrido ??? Toledo sequer conta, por exemplo, com o número necessário de equipes de saúde da família e de agentes comunitários de saúde.

O prefeito tem prazo até 11 de abril para informar se acatará a recomendação, devendo especificar as providências que serão adotadas para resolver as deficiências na oferta da atenção básica de saúde.

Nota Retorno
O município de Toledo, acima de tudo, acredita que a manutenção do Hospital Bom Jesus é fundamental, e considerando que os recursos a serem empenhados para o incentivo de qualificação não serão retirados de verbas da Saúde, por hora entende que a rede de atenção básica do município não sofrerá qualquer repercussão negativa.

 A Prefeitura manterá a proposta legislativa e continuará as conversações com o Ministério Público, buscando um meio termo para assegurar o bem-estar da população, que é o objetivo da gestão pública e também do Ministério Público.


Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557