A administração de São Miguel do Iguaçu dá continuidade ao projeto de municipalização do trânsito, processo que iniciou em junho de 2015 com a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores.
Na tarde de ontem (06), integrantes do Conselho Estadual de Trânsito (CETRANS), com sede em Curitiba, estiveram em reunião com autoridades locais no Paço Municipal Abel Bez Batti para apresentação e fiscalização das propostas. De acordo com o conselheiro Mateus Felmates, São Miguel tem capacidade de administrar o trânsito.
Em sua explanação, Mateus deixou muito claro que a base para o bom andamento do trânsito é a educação, que deve começar com as crianças e abranger a todos que utilizam vias públicas, sejam motoristas ou pedestres.
Ainda de acordo com ele, depois de implantada a municipalização, que torna o Município o responsável por tudo que diz respeito ao trânsito, como aplicação de multas e manutenção de ruas e sinalização, haverá uma fiscalização periódica por parte do Conselho Estadual.
O prefeito Cláudio Dutra comemorou a visita dos conselheiros, pois, segundo ele, é um passo importante para a execução do projeto, que deve ser publicado no Diário Oficial da União no prazo de 60 dias.
A fiscalização, aplicação de multas e coordenação das ações a partir da municipalização, serão realizadas pela Guarda Municipal e SMITrans, órgão vinculado ao Conselho Municipal de Trânsito.
Fonte: Kelly Cristina