Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de defesa que protege o corpo das doenças. É composto por um conjunto de células, tecidos e órgãos, que funcionam em equipe. Sua tarefa mais importante é nos defender contra agentes externos e de infecções. Para saber como pode fortalecê-lo, recomendamos que experimente os seguintes remédios.

Problemas do sistema imunológico

Vírus no sangue. Se o nosso sistema imunológico não funcionar corretamente, isso pode nos causar sérios problemas. Os distúrbios do sistema imunológico podem ser divididos em quatro categorias:

Imunodeficiência adquirida: diminuem as células do sistema imunológico como consequência de agentes externos como o HIV.
Distúrbios autoimunes: o sistema imunológico ataca suas próprias células por engano, tomando-as por substâncias estranhas.
Alergias: processos que aparecem quando o sistema imunológico reage desproporcionalmente a um determinado estímulo.
Câncer do sistema imunológico.
O importante é ter um sistema imunológico forte e um organismo equilibrado, para que possamos lidar com todos os tipos de patógenos e circunstâncias.

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Aqui estão alguns remédios naturais à nossa disposição que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico.

Alho

O alho contém compostos sulfurosos, como alicina e ajoene. De acordo com vários estudos, esses compostos eliminam bactérias, e estimulam o sistema imunológico do corpo. Além de ter ação antibacteriana, antiviral e antifúngica, ajuda a nossa saúde cardiovascular. Para desfrutar de todos os seus benefícios devemos consumir o alho cru. No entanto, é preferível fazê-lo depois de deixar que repouse alguns minutos, depois de cortá-lo.

Equinácea

A Echinacea purpurea ou angustifolia é uma planta com propriedades antibióticas. Por sua vez, é excelente para estimular o sistema imunológico. É considerada uma planta imunoestimulante e adaptogênica. O que quer dizer que nos ajuda a manter bons níveis de energia, reduzindo o estresse e a fadiga. Para ser realmente eficaz, é aconselhável tomá-la por três meses, com um período de descanso de 15 dias, e continuar tomando por mais um mês. Vamos tomar 2,5 g por dia, como dose de manutenção. Não é indicada para crianças com menos de três anos de idade, ou pessoas com tratamento imunossupressor.

Unha de gato

A variedade mais eficaz é chamada de Uncaria tomentosa. São muitas as propriedades da unha de gato. Entre elas, seu efeito positivo sobre o sistema imunológico que aumenta as defesas do nosso organismo. Como é uma planta amarga, pode não ser bem tolerada por algumas pessoas. Além disso, seu uso durante a gravidez e lactação não é recomendado, pois pode alterar o sabor e a produção de leite.

Os probióticos

Os probióticos são suplementos que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, mas não são tóxicos ou patogênicos, mas fazem parte da nossa microbiota usual. Para modificar a resposta imunológica, é muito importante a aderência dos probióticos ao epitélio intestinal. Se a adesão é boa, estes conseguem impedir que bactérias patogênicas o façam. No entanto, o seu efeito não é permanente, por isso devem ser tomados regularmente. Alguns alimentos são ricos em probióticos, tais como:

Iogurte
Kefir
Chucrute
Chocolate amargo.
Algas marinhas, como espirulina e chlorella.
Missô
Kombucha
Para mais informações: Os 15 melhores probióticos e prebióticos para cuidar da sua saúde

Fazer exercício também ajuda a fortalecer o sistema imunológico
Moça fazendo exercício
Nós todos sabemos que você deve se exercitar regularmente. O esporte nos dá vitalidade, oxigena, melhora o humor e nos ajuda a queimar gordura. Por sua vez, mantém nosso sistema imunológico alerta para evitar infecções. Em geral, fazer exercícios e manter uma boa dieta, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, é a melhor maneira de manter nosso corpo saudável.

Plantas com efeitos sedativos

Tenha em mente que o estresse gera situações de alerta. Quando estamos em alerta desviamos energia para os músculos e o cérebro, mobilizando o corpo para a ação. Isso nos faz subtrair combustível ao sistema imunológico e, portanto, nos torna vulneráveis. Finalmente, para fortalecer nosso sistema imunológico devemos controlar nossos níveis de estresse e ansiedade, usando remédios naturais, como as infusões de plantas sedativas como valeriana, lima, maracujá e espinheiro-branco.

Fonte: Melhor com saúde