106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na hora da colheita do milho safrinha, produtores paranaenses tem problemas com condições climáticas. Ainda assim, volume de produção deve ser maior do que o do ano passado.
As chuvas fortes acompanhadas de rajadas de ventos e granizo, causaram estragos em várias regiões do estado na semana passada.
No entanto em algum setores os prejuízos começaram a ser contabilizados nessa semana. Os agricultores tem sofrido com a ação do clima, principalmente aqueles que estão prestes a colher o milho safrinha. Na região sudoeste do Estado muitos produtores relataram grande perda devido ao tombamento das plantas, o que dificulta a colheita.
Na região oeste o maior problema não ocorre devido ao vento e sim ao excesso de umidade, conforme explica o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), J. J. Pertile...(Pertile)
Apesar dos contratempos, a expectativa de produção do milho safrinha da Secretaria de Agricultura do Paraná é de 13 milhões de toneladas, 42% superior a do ano passado. O valor da compra do grão no núcleo de Cascavel e região, de acordo com o sistema de informação do mercado agrícola é de R$ 29.00 a saca de 60 Kg.
Fonte: NN