O prefeito Moacir Froehlich recebeu um ofício da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informando a desinterdição do aeroporto Ruben Berta de Marechal Cândido Rondon. Uma medida cautelar aplicada no final de 2014, havia interditado o mesmo, devido a uma série de exigências que deveriam ser cumpridas.
Em 2015 o município contratou, via processo licitatório, uma empresa para auxiliar na gestão junto a Agencia Nacional de Aviação Civil para a legalização do aeroporto municipal, para que o mesmo voltasse a operar seguindo as normativas e legalidades impostas. A empresa atuou, principalmente quanto a documentação.
Também foi formada uma comissão de gestores locais que está responsável pelo aeroporto e foram tomadas providências para a adequação do espaço físico. Este trabalho foi realizado pela Secretaria de Viação e Serviços Públicos, responsável pelo aeroporto rondonense. Entre os serviços realizados está a reforma da cerca, instalação de placas de sinalização, remodelação e pintura da sinalização horizontal da pista, instalação de uma nova biruta, entre outros.
Os gestores também passaram por ampla capacitação, atendendo aos requisitos básicos da ANAC para que o aeroporto voltasse a funcionar.
Conforme a gerente de operação do Aeroporto Ruben Berta, Mariangela de Oliveira, após todas estas ações, no início deste ano, um novo relatório foi encaminhado para a ANAC mostrando que todas as exigências foram cumpridas e o aeroporto dispõe das condições mínimas de funcionamento. ???A resposta, através de ofício encaminhado ao prefeito, mostrou que estamos de acordo com as determinações. Portanto, o aeroporto está liberado para pousos e decolagens???, afirmou Mari.
Conforme dados levantados o aeroporto de Marechal Cândido Rondon deverá ser utilizado para cerca de 20 pousos e decolagens mensais. Somente no município quatro empresários possuem aeronaves e as utilizam regularmente.
Fonte: Assessoria de Imprensa