Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná levaria Aécio e Alvaro ao 2.º turno da eleição presidencial

  • 22/12/2015
  • Foto(s): Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo
Paraná levaria Aécio e Alvaro ao 2.º turno da eleição presidencial
Caso as eleições para a Presidência fossem hoje, se dependesse do Paraná, os senadores Aécio Neves (PSDB) e Alvaro Dias (PSDB ) disputariam o segundo turno. Alvaro planeja sair do PSDB e disputar o Planalto em 2018 por outro partido ??? provavelmente o PV. Nesse cenário, ele teria 21,2% dos votos, enquanto Aécio alcançaria 31,2%. Marina Silva (Rede) e Lula (PT) ficariam tecnicamente empatados em terceiro lugar, com cerca de 10% das intenções de voto cada.


As intenções de voto atribuídas a Alvaro no estado têm relação com o fato de o senador ser paranaense, mas também podem ser explicadas pela expressiva votação que o tucano alcançou para o Senado, em 2010. ???O Alvaro tem a explicação que é um político veterano e teve uma votação expressiva para o Senado???, avalia o cientista político e sociólogo Ricardo Oliveira, professor da UFPR. ????? um nome que sempre se pôs nas mídias e representa o lado oposicionista no Paraná.???

Em um segundo cenário, sem a presença de Alvaro, Aécio teria 42,3% dos votos dos paranaenses, enquanto Lula e Marina ficariam tecnicamente empatados em segundo lugar. Marina teria 13,4% das intenções de voto, enquanto Lula ficaria com 12%.

A boa colocação de Aécio nas pesquisas também pode ser explicada pelo ???recall??? (lembrança) das eleições de 2014, quando o tucano venceu a disputa no Paraná. ???Mesmo assim,ele está abaixo do que recebeu no 2.º turno em 2014, o que mostra que ele não controla toda a votação que ele recebeu???, diz Oliveira.

Alckmin
Se o candidato tucano fosse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o PSDB perderia força, mas continuaria em 1.º lugar nas intenções de voto dos paranaenses, com 28,6%. Segundo Oliveira, pesam nas intenções de voto as dificuldades que Alckmin enfrenta no governo paulista.

???Principalmente algumas crises, como a crise hídrica e agora a questão dos estudantes do ensino médio, o que também corrói bastante a imagem dele???, explica. Nesse cenário, Marina Silva ficaria em segundo, com 18,2% e Lula em terceiro, com 12,1%.

Disputa em 2018

Veja as intenções de voto dos paranaenses para as próximas eleições presidenciais

Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o você votaria? (ESTIMULADA): figura cenário. 

Crise Política

Veja a opinião dos paranaenses em relação ao afastamento da presidente Dilma e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Fonte: Gazeta do Povo

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557