106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Corpo de Bombeiros do Paraná registra, em média, 45 ocorrências de incêndio por dia no estado e a preocupação se volta para os meses que se aproximam. Os meses de julho, agosto e setembro são os que concentram o maior número de ocorrências, segundo a corporação.
Depois do período de chuvas intensas em todo o Paraná, o clima começa a ficar mais seco e os ventos mais fortes, o que propicia situações de incêndios ambientais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há risco de incêndios ambientais em aproximadamente 60% de todo o território paranaense. O nível é considerado crítico e, por este motivo, é preciso orientar a população sobre os cuidados necessários nesta situação.
A capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Rafaela Diotalevi, explica que, muitas vezes, os incêndios são causados por ações humanas, mesmo que não seja intencional ou criminoso... (Rafaela 1)
Os incêndios ambientais também podem ser causados por fatos da natureza, como incidência de raios e combustão espontânea.
A capitã fala sobre a possibilidade da própria população auxiliar no combate aos incêndios, quando eles ainda estão em um estágio inicial...(Rafaela 2)
De 2015 até agora, mais de 72.500 ocorrências de incêndio foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros no Paraná. A mais recente, com grandes proporções, aconteceu no final de semana, quando o fogo no morro do Capivari Mirim consumiu aproximadamente 5 mil metros quadrados de mata nativa.
Fonte: CBN