106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Projeto iniciou suas atividades em 15 de Maio de 2002, viabilizado por parceria entre a Polícia Militar e a comunidade. Recebeu de imediato a aprovação e o apoio da mesma. A iniciativa nasceu da necessidade de se desenvolver programas de atendimento a adolescentes em situação de risco social e pessoal.
O Formando Cidadão objetiva o atendimento de meninos na faixa etária de 12 e 18 anos, abrindo-lhes oportunidade através de doações sócio-educativas, uma alternativa de ocupação do tempo livre, melhoria da qualidade de vida, retorno à escola, à família e ao convívio na sociedade, visando o resgate da auto-estima e conquista da cidadania.
Além do retorno à escola, o projeto proporciona aos adolescentes a possibilidade de freqüentarem curso e atividades como curso de informática, educação física, Karatê, capoeira, música, noções militares, reforço escolar, trabalho em horta, noções de primeiros socorros, ensino religioso e ainda palestras com temas diversos, ministrados por Policiais Militares e profissionais voluntários.
Um dos objetivos do projeto é também conscientizar os adolescentes sobre os perigos do envolvimento com drogas e criminalidade, contribuindo para que tenham uma nova postura de vida e um futuro melhor. Para o sucesso do projeto concorre o apoio primordial da sociedade, através de entidades públicas e privadas.
Medianeira e São Miguel do Iguaçu também estão inseridos nessas atividades. Na tarde desta quinta-feira (27), Capoeiristas de São Miguel do Iguaçu estiveram em Medianeira num encontro de integração com os karatecas locais, ampliando assim o relacionamento social e conhecendo outras atividades.
Em Medianeira mais de 90 crianças e adolescentes já estão integrados na Academia de Karatê, com atividades ministradas pelo soldado Thiago, que é faixa preta. De acordo como Tenente Góis, o trabalho busca através do esporte melhorar a integração e socialização dessas crianças. Com apoio da Prefeitura Municipal que cede o transporte para levar as crianças até a sede da 2ª Cia, o projeto é uma iniciativa que deu certo. (Áudio 1)
Já o Cabo Adaltro, que está à frente desse programa em São Miguel do Iguaçu, sob a coordenação do Capitão Garcia, destaca a importância do programa que tem seu objetivo centrado na formação do cidadão, como é o próprio nome do programa. (Áudio 2)
Fonte: João Hermes