Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ordem de reintegração é reforçada com suspensão de reforma agrária

  • 09/04/2016
  • Foto(s): Assessoria
Ordem de reintegração é reforçada com suspensão de reforma agrária
O anúncio feito pelo Tribunal de Contas da União, suspendendo a reforma agrária por conta de diversas irregularidades encontradas em cadastros de mais de 500 mil beneficiários do programa apontadas em auditoria, torna até então inviável a ocupação da Fazenda Santa Maria por parte dos sem-terra, em Santa Terezinha de Itaipu e reforça o pedido de reintegração de posse. As famílias justamente ocuparam aquela área na esperança de que o governo pudesse transformá-la em assentamento. O comentário chegou inclusive a ser feito pelo secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, que participou nesta quinta-feira, de uma audiência com os produtores rurais, no auditório da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, ao lado do prefeito de Santa Terezinha, Cláudio Eberhard e do presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Segundo Ortigara, essa decisão do TCU demonstra que há pessoas no movimento que não querem terra com a proposta de produzir para subsistência, mas sim, usar de má fé e agir com o propósito de comercializar áreas para terceiros. ???Torço para que o TCU explicite para a sociedade esses problemas, apenas é mais um conjunto de porcarias que vem à tona na sociedade brasileira???, disse o secretário. Inclusive, há relatos de que pessoas com alto poder aquisitivo, estariam participando dessa invasão em Santa Terezinha de Itaipu na tentativa de obter um título agrário.

A respeito da invasão, Ortigara afirmou que é preciso que se cumpra com a maior brevidade possível a reintegração, entretanto, entende que é preciso tabular estratégias para que essa desocupação seja feita de maneira ordeira e pacífica. ???Vamos levar todos os depoimentos aqui coletados para o governador Beto Richa???, garantiu. Essa audiência foi convocada, inclusive, para atender os constantes apelos dos agricultores, preocupados com as ameaças de novas invasões em outras áreas do município. A Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha, abriga dois importantes projetos ambientais: o Corredor da Biodiversidade e uma RPPN com mais de 200 hectares. A área está ocupada desde 18 de março, mesmo dia em que a Justiça concedeu aos proprietários, por força de liminar, o pedido de reintegração de posse, até então não cumprido pelo governo.

Para o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard, a celeridade no processo de cumprimento da reintegração é fundamental, até porque para apaziguar o clima de tensão em toda a região, preocupada com novas investidas do movimento a outras áreas. ???Ordem judicial não se discute, cumpre???, resumiu. Paralelamente à audiência em Santa Terezinha, outro encontro ocorria em Foz do Iguaçu com autoridades da segurança pública, para debater e traçar estratégias para que a liminar de reintegração designada pela Justiça fosse colocada em prática o quanto antes. 

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557