Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novo RG já tem cara nova no Paraná, mas prazo para todas as mudanças é 2020

Desde o início de junho o Instituto de Identificação do Paraná já emite o documento repaginado, porém ainda não completo.

  • 02/07/2019
  • Foto(s): Tribuna do Paraná/Divulgação
  • Região
Novo RG já tem cara nova no Paraná, mas prazo para todas as mudanças é 2020

Até o final de 2019 todas as prefeituras do Paraná estarão habilitadas para emitir o novo documento de Registro Geral (RG) para todos os paranaenses. A mudança para o novo padrão não é obrigatória, mas deve ser gradual até que todos os documentos apresentem o novo layout e itens de segurança. Desde o início de junho o Instituto de Identificação do Paraná já emite o documento repaginado, porém ainda não completo.

Por enquanto mudaram a cor, o tipo do papel e a disposição da foto e impressão digital. Todas as mudanças só serão obrigatórias a partir de 1° de março de 2020.

O novo RG tem na sua frente mais do que apenas foto, assinatura e impressão digital. Agora o documento traz nome, foto, filiação, tipo sanguíneo e fator RH, cidade e data de nascimento, além da assinatura e um campo para observações (como alergias, por exemplo).

A impressão digital foi para o outro lado, que agora tem uma variedade mais rica de informações. Além do número do RG, o novo documento traz o CPF, espaço para informações sobre outros documentos, como número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, e registros profissionais.

Itens de segurança do novo RG.

O RG passa a ter vários itens de segurança, como relevo tátil e imagem reativa do Brasão da República em ultravioleta. O papel é filigranado e mede 96 x 65 mm. No verso do documento também esta disponível num QR Code, que assim como a nova CNH, permite às autoridades de segurança confirmar a veracidade do RG.

Fonte: Tribuna do Paraná