106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Até o final de 2019 todas as prefeituras do Paraná estarão habilitadas para emitir o novo documento de Registro Geral (RG) para todos os paranaenses. A mudança para o novo padrão não é obrigatória, mas deve ser gradual até que todos os documentos apresentem o novo layout e itens de segurança. Desde o início de junho o Instituto de Identificação do Paraná já emite o documento repaginado, porém ainda não completo.
Por enquanto mudaram a cor, o tipo do papel e a disposição da foto e impressão digital. Todas as mudanças só serão obrigatórias a partir de 1° de março de 2020.
O novo RG tem na sua frente mais do que apenas foto, assinatura e impressão digital. Agora o documento traz nome, foto, filiação, tipo sanguíneo e fator RH, cidade e data de nascimento, além da assinatura e um campo para observações (como alergias, por exemplo).
A impressão digital foi para o outro lado, que agora tem uma variedade mais rica de informações. Além do número do RG, o novo documento traz o CPF, espaço para informações sobre outros documentos, como número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, e registros profissionais.
Itens de segurança do novo RG.
O RG passa a ter vários itens de segurança, como relevo tátil e imagem reativa do Brasão da República em ultravioleta. O papel é filigranado e mede 96 x 65 mm. No verso do documento também esta disponível num QR Code, que assim como a nova CNH, permite às autoridades de segurança confirmar a veracidade do RG.
Fonte: Tribuna do Paraná