Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiências públicas em Medianeira e Capanema vão discutir a reabertura da Estrada do Colono

Frente Parlamentar instituída na Assembleia Legislativa do Paraná quer ouvir a população

  • 04/07/2019
  • Foto(s): Ilustrativa/divulgação
  • Região
Audiências públicas em Medianeira e Capanema vão discutir a reabertura da Estrada do Colono

Os deputados paranaenses criaram uma Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, que visa apoiar projeto que já está sendo discutido no Congresso Nacional. A Frente foi instituída na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e é formada por 24 parlamentares.

Uma das condições debatidas é que o trecho, que passa dentro do Parque Nacional do Iguaçu e liga os municípios de Serranópolis do Iguaçu e Capanema, se transforme em uma estrada ecológica, como explica o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Nelson Luersen (PDT). (Ouça o áudio Nelson Luersen 1 abaixo)

E para ouvir a população das Regiões Oeste e Sudoeste, duas audiências públicas serão realizadas no mês de agosto: dia 15 em Capanema e dia 16 em Medianeira. (Ouça o áudio Nelson Luersen 2 abaixo)

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), compara a Estrada do Colono à Rodovia das Cataratas, e diz que é possível aliar preservação e desenvolvimento. Para o presidente da Assembleia é necessário que a estrada conte com policiamento efetivo. (Ouça o áudio Ademar Traiano abaixo)

O trecho da Estrada do Colono é de cerca de 17 quilômetros e corta o Parque Nacional do Iguaçu. Com o desmatamento na região e a criação de outras estradas, houve a pressão de grupos ambientalistas para o fechamento da estrada, o que aconteceu em 1986. Em 1997, ocorreu a reabertura ilegal do trecho, que foi fechado definitivamente em 2001, após ação conjunta do Exército, Polícia Federal e IBAMA. Com a estrada fechada, a distância entre as cidades de Medianeira e Capanema aumenta de 58 quilômetros para mais de 170 quilômetros.

Fonte: Gerson Kaiser com CBN e Alep