106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os deputados paranaenses criaram uma Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, que visa apoiar projeto que já está sendo discutido no Congresso Nacional. A Frente foi instituída na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e é formada por 24 parlamentares.
Uma das condições debatidas é que o trecho, que passa dentro do Parque Nacional do Iguaçu e liga os municípios de Serranópolis do Iguaçu e Capanema, se transforme em uma estrada ecológica, como explica o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Nelson Luersen (PDT). (Ouça o áudio Nelson Luersen 1 abaixo)
E para ouvir a população das Regiões Oeste e Sudoeste, duas audiências públicas serão realizadas no mês de agosto: dia 15 em Capanema e dia 16 em Medianeira. (Ouça o áudio Nelson Luersen 2 abaixo)
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), compara a Estrada do Colono à Rodovia das Cataratas, e diz que é possível aliar preservação e desenvolvimento. Para o presidente da Assembleia é necessário que a estrada conte com policiamento efetivo. (Ouça o áudio Ademar Traiano abaixo)
O trecho da Estrada do Colono é de cerca de 17 quilômetros e corta o Parque Nacional do Iguaçu. Com o desmatamento na região e a criação de outras estradas, houve a pressão de grupos ambientalistas para o fechamento da estrada, o que aconteceu em 1986. Em 1997, ocorreu a reabertura ilegal do trecho, que foi fechado definitivamente em 2001, após ação conjunta do Exército, Polícia Federal e IBAMA. Com a estrada fechada, a distância entre as cidades de Medianeira e Capanema aumenta de 58 quilômetros para mais de 170 quilômetros.
Fonte: Gerson Kaiser com CBN e Alep