Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Acordo entre Mercosul e UE possibilitará a exportação de 180 mil toneladas de frango ano

A ABPA comemorou a concretização do acordo comercial histórico, entre os países do Mercosul e os da União Europeia.

Acordo entre Mercosul e UE possibilitará a exportação de 180 mil toneladas de frango ano

Com a possibilidade de embarcar um fluxo maior para um dos mais relevantes mercados consumidores globais, o ano de 2019 marca um novo momento para o setor de proteína animal do Brasil.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a concretização do acordo comercial histórico, entre os países do Mercosul e os da União Europeia. Segundo a entidade, o acordo traz benefícios para exportadores de aves, suínos e ovos processados. Francisco Turra presidente da ABPA, relata que a cota total de exportações de carne de frango será de 180 mil toneladas no ciclo de 12 meses, o que adicionará aproximadamente $ 500 milhões de dólares ano, no setor. (Áudio 1)

Para a ABPA, o volume acordado é expressivo e suficiente para que o Brasil mantenha sua posição como parceiro em prol da segurança alimentar da União Europeia. Francisco Turra destaca que a perspectiva do acordo trará um impacto positivo para o setor de proteína animal esse ano. (Áudio 2)

A ABPA acompanhou as negociações do acordo e participou da missão liderada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Bruxelas (Bélgica).

O acordo também definiu a viabilização de embarques para carne suína e ovos processados brasileiros para o Bloco Europeu.  Há pelo menos meia década o Brasil realizava investidas para embarcar estes produtos para a EU.

Fonte: Globo Rural