106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O feijão foi uma das plantas mais afetadas com as geadas dos últimos dias. Segundo Marcelo Luders, presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão), o plantio do grão nas lavouras em São Paulo ocorreu um pouco antes do período recomendado. A nova safra deve ir para os supermercados dentro de 3 ou 4 meses. Com isso segundo Marcelo, o preço deve subir por causa da geada, o que fatalmente deve estimular os produtores paranaenses a optar pelo feijão ao invés da soja no próximo plantio. De acordo com Marcelo, a geada é um dos grandes inimigos dos produtores; por isso existe um engenhoso trabalho de logística para a escolha das culturas que serão plantadas... (Áudio 1)
Segundo Marcelo, quem decide pelo feijão enfrenta uma concorrência feroz... (Áudio 2)
Para os consumidores, em tempos de geada nos campos a orientação é pesquisar. No caso do feijão existem algumas alternativas... (Áudio 3)
De acordo com a (Ibrafe) há uma projeção de redução na primeira safra de feijão para este ano. A queda deve ficar entre 25% e 30%, principalmente para a variedade carioca. O excesso de chuva no começo, seguido de uma estiagem e a redução na área plantada, diminui o volume de oferta e deve impactar o preço no mercado.
Fonte: ??nio Manoel com informações CBN