106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mesmo com a chegada do inverno as cidades na região Oeste do Paraná estão em alerta para o aumento dos casos de dengue. A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou essa semana o Boletim Epidemiológico que aponta mais de 18 mil casos confirmados da doença.
Serranópolis do Iguaçu, região Oeste, entrou na lista de municípios em situação epidêmica, recentemente, subindo a soma para 88 cidades do estado.
O repórter da Rede Costa Oeste de Comunicação, Barbosa Junior, conversou com o diretor da 20º Regional de Saúde do Paraná, Alberi Locatelli, que destacou a preocupação com o aumento do número de casos que já somam 1.532 na regional.
Os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel estão na lista das cidades com maior número de casos confirmados, sendo 1.627 e 1.145 respectivamente. A cidade da tríplice fronteira também está na lista dos municípios com o maior número de casos suspeitos notificados sendo 8.803. O líder deste ranking é Londrina, Norte, 12.928. Já foram registrados no estado 21 casos com óbitos em 2019.
Conforme o Boletim Epidemiológico os depósitos do Aedes Aegypti encontram-se 40,69% em recipientes de plástico, garrafas, latas, sucatas em pátios e entulhos. E outros 29,84% em vasos, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, objetos religiosos/rituais, entre outros.
Locatelli reforçou a importância dos cuidados de prevenção mesmo em época de frio. Ouça o áudio.
Fonte: Tatyelle Schunemann