106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Natureza, Esporte, Aventura, Turismo e Cultura, tudo misturado. Essa é a essência dos Jogos de Aventura e Natureza, evento que vão movimentar o Paraná de ponta a ponta a partir de agosto. Dividido em cinco etapas, as ações esportivas seguem até dezembro, abrangendo três regiões e 26 municípios do Estado. Os Jogos reunirão 29 modalidades, e a expectativa é de participação de três mil atletas por etapa, com 20 mil pessoas envolvidas. Segundo o governador, este é um projeto inovador, que vai evidenciar a riqueza natural do estado, atrair atletas e visitantes e movimentar a economia. (Áudio 1)
Os Jogos de Aventura e Natureza, de acordo com Ratinho Junior, se incluem nas iniciativas do Governo do Estado para alcançar a meta de transformar o turismo em uma das principais matrizes econômicas do Estado. Segundo o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, esta iniciativa de unir cultura, esporte e turismo para fomentar o Estado partiu do próprio governador. (Áudio 2)
Após a etapa de estreia que acontecerá entre os dias 10 e 19 de agosto no litoral, os Jogos migram para a Região dos Municípios Lindeiros, no Oeste, que também vai receber a terceira etapa. Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, fechando o cronograma na região de Angra Doce, no Norte Pioneiro. Os Jogos de Aventura e Natureza têm também por premissa a valorização da cultura paranaense. Por isso, a cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. A população local também poderá participar e até competir nos Jogos, em atividades especiais que terão inscrições no momento do evento. Os municípios Lindeiros que sediarão os jogos são: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.
Fonte: AEN