106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Apesar da Copel ser considerada uma das mais eficientes fornecedoras de energia do país, produtores da região têm amargado prejuízos com as constantes interrupções no sistema.
Os setores mais prejudicados são os da piscicultura e criação de aves, tanto para corte como de postura.
Outras atividades pecuárias, como a suinocultura, também se ressentem das quedas de luz.
Quem ainda não ouviu falar de alguma informação sobre morte de animais em grande escala, sejam peixes, frangos ou suínos?
Para tentar amenizar ou erradicar o problema, autoridades de vários municípios da região, se mobilizam na gestão de buscar uma melhor entrega de energia por parte da principal estatal paranaense.
O problema não é recente e tem sido notado ao longo dos últimos anos.
O novo governo, capitaneado pelo governador Ratinho Júnior promete empenho para acabar com este gargalo que atrapalha a produção e tem gerado prejuízos à pecuária regional.
Vários deputados estaduais, alertados por prefeitos, vereadores e lideranças do setor agropecuário, tem sido convocados a intervir também.
Recentemente o prefeito em exercício de Santa Helena, Paulo Vasatta, em companhia do vereador Antônio Schilickman, também interino presidente da câmara de Santa Helena e vereador Valmir Federizzi, foram a Curitiba buscar a intermediação de autoridades do Estado, no sentido de promover um grande encontro microrregional em Santa Helena, para discutir o tema e buscar o encaminhamento de soluções de forma ágil.
Paulo Vasatta explica sobre esta luta travada na capital do Paraná que teve também a intermediação do deputado estadual, líder do governo na ALEP, Hussein Bakri. (Áudio)
Fonte: Elder Boff