106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da SEOPI - Secretaria de Operações Integradas - e da CGFRON (Coordenação Geral de Fronteira), deflagrou recentemente a Operação Hórus, que entre outras ações realizou o bloqueio do Rio Paraná, próximo a Ponte Airton Sena em Guaíra. Essa iniciativa está dificultando a ação dos contrabandistas que utilizam o rio para o transporte de produtos ilegais até o município de Altônia e outras localidades, de onde por terra, são distribuídos em todo País.
Uma iniciativa pioneira de combate ao crime organizado na região de fronteira com o Paraguai, a Operação Hórus está atuando principalmente contra o contrabando de cigarros, drogas, armas, eletrônicos e munições. Em poucos dias já foram realizadas diversas apreensões. De acordo com o Agente Federal Prates, Chefe em exercício do Núcleo Especial da Polícia Marítima (NEPOM) de Guaíra, a Operação Hórus que conta com o apoio de diversos órgãos de segurança e também do exército, é um projeto piloto, que iniciou em Guaíra, mas em breve será levado para outras partes do País. Segundo Prates, nos últimos dias só em Guaíra a Hórus já conseguiu bloquear a entrada de mais 1 bilhão e 750 milhões em ilícitos e realizar apreensões acima de 75 milhões de reais. (Áudio)
De acordo com a Policia Federal, a mudança de nome da Operação Integrada para HORUS, que significa “o Deus dos céus, dos Vivos e da Guerra”, seria um marco em virtude da intensificação das atividades de fiscalização e também, para marcar a integração de outras forças de segurança a esse novo momento estratégico das atividades repressivas.
Fonte: Enio Manoel