106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Há praticamente três décadas se fala numa ligação asfáltica entre Porto Índio e Cruce Itakyry, no leste do Paraguai, em frente à região de Santa Helena.
A obra ampliaria a movimentação do Porto Internacional de Santa Helena, já muito utilizado para o comércio exterior entre o Brasil e Paraguai, mas que encontra nas estradas de chão no lado guarani, uma dificuldade para o transporte. Ou tem muita poeira ou muito barro.
O Porto Internacional de Santa Helena é o único do Brasil com cabeceira única, ou seja, funcionam os despachos dos dois países no mesmo complexo aduaneiro.
Opção ao gargalo de Foz do Iguaçu, muitas empresas de importação e exportação, se utilizam do porto que tem fama de agilidade no despacho das mercadorias.
O porto de Santa Helena movimenta milhões de dólares medidos em toneladas de produtos que vão e vem do Paraguai, principalmente soja, milho e insumos agrícolas.
Numa reunião com autoridades nacionais e regionais do Paraguai, realizada nesta semana em General Diaz, KM 42, foi apresentado um projeto do asfaltamento, que reascende a expectativa das comunidades, em razão do desejado pavimento asfáltico.
O concejal , como são chamados os vereadores no Paraguai, de General Dias, Adjaime Pavei, fez um resumo do encontro e da expectativa em torno desta possível conquista. Ouça o áudio:
Fonte: Elder Boff com inf. de Márcio Spier