A política econômica do país tem novos líderes. A presidenta Dilma Rousseff deu posse nessa segunda-feira (21) a dois novos ministros: Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento, Orçamento e Gestão). Dilma Rousseff agradeceu pelo empenho de Joaquim Levy, que deixou o Ministério da Fazenda após quase um ano de trabalho. E falou sofre o desafio que os novos ministros vão enfrentar. Após a cerimônia no palácio do planalto, Levy e Barbosa seguiram ao ministério da fazendo onde aconteceu a transmissão de cargo. Barbosa disse que tem o compromisso de aumentar a produtividade no país.
Ao participar de uma conferência com investidores nacionais e estrangeiros, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa disse que o governo deve enviar ao Congresso Nacional no ano que vem uma proposta de reforma da Previdência Social, com idade mínima para a aposentadoria. Segundo o ministro, a preocupação do Executivo é encontrar uma forma de tornar a Previdência mais sustentável ao longo dos anos. No encontro com os investidores, Barbosa também aproveitou para tranquilizar o mercado e mostrar o empenho do governo em realizar o ajuste fiscal.
Ele afirmou que espera a aprovação da CPMF ??? a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira -, Ele espera ainda que o Congresso não demore a decidir, caso contrário, terá de encontrar alternativas. Barbosa voltou a destacar que fará o que for preciso para atingir a meta fiscal para o ano que vem, que é de 0,5% do Produto Interno Bruto, é a soma de todas as riquezas produzidas no país. E disse que está empenhado em reduzir a inflação.
Fonte: Agência Brasil