Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Trânsito do Paraná é o segundo que mais mata ciclistas, mostra levantamento

A cada seis horas, um ciclista perde a vida nalgum acidente de trânsito no Brasil.

Trânsito do Paraná é o segundo que mais mata ciclistas, mostra levantamento

A cada seis horas, um ciclista perde a vida nalgum acidente de trânsito no Brasil. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, entre 2001 e 2017 (último ano com dados disponíveis) foram registrados 23.992 óbitos de ciclistas em todo o país. E o Paraná aparece com destaque (negativo) no levantamento: é o segudo estado com mais mortes na federação (2.618, o equivalente a 10,9% do total), atrás apenas de São Paulo (4.013) e consideravelmente a frente do terceiro colocado, Minas Gerais (2.204).

Nos últimos anos, o alento aos ciclistas vinha sendo a redução no número de óbitos. Em 2017, por exemplo, foram 98 mortes no estado, menor número para o Paraná no século presente. Em Curitiba, porém, essa tendência de queda teria sido revertida neste ano.

“A gente está vendo o aumento do número de mortes de ciclistas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018 foram sete mortes e neste ano já passamos de 10, só em Curitiba”, afirma Fernando Rosembaum, proprietário da Bicicletaria Cultural e integrante da Associação de Ciclistas Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

Por conta da situação, diversos ciclistas resolveram se ‘insurgir’ ontem e realizaram uma pedalada de protesto, partindo da Praça dos Menonitas, no Boqueirão, até o Parque de São José dos Pinhais, no limite entre Curitiba e o município da região metropolitana. Durante o trajeto, expuseram faixas e cartazes para mostrar à população os problemas que os ciclistas enfrentam no dia a dia no trânsito, além de coletar assinaturas para um abaixo-assinado – ainda neste semana entregarão as assinaturas e uma carta de reivindicações à Prefeitura e ao Governo do Estado.

“Somos 2% da população de Curitiba, segundo dados da própria Prefeitura. Cidadãos e cidadãs que utilizam a bicicleta em seus percursos diários, enfrentamos o trânsito da cidade dia após dia. Persistimos nos arriscando entre a estatística crescentes de colisões fatais no trânsito de ciclistas. Nos percurso diários nos sentimos altivos e satisfeitos com nossas máquina movidas a energia humana. Queremos usar a bicicleta como meio de acessar a cidade com a garantia de voltar para casa após a jornada”, escrevem os amantes da magrela na carta que será encaminhada aos órgãos públicos.

O pedal de manifestação pacífica foi organizado pelo grupo Altimetria CWB e contou com o apoio da Associação de Ciclismo do Paraná, da Federação Paranaense de Ciclismo e de diversos grupos de pedal de toda a cidade, dentre eles o CicloIguaçu.

Os estados com mais mortes de ciclistas

(dados de 2001 a 2017)

São Paulo: 4.073

Paraná: 2.618

Minas Gerais: 2.204

Santa Catarina: 1.905

Rio de Janeiro: 1.754

Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde

Fonte: Bem Paraná