A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (11), novo informe técnico sobre os casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus. De 1º de janeiro a 8 de abril, foram contabilizadas 1.644 notificações de dengue (mais 57 de outros municípios), sendo 438 positivos, 411 descartados e 795 suspeitos.
Dos casos confirmados, 94 são importados e 278 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município; outros 66 estão em investigação para determinar a origem.
Nesta semana, foi registrada a morte de um paciente com resultado positivo de dengue (teste rápido). "O óbito está sendo investigado pelas secretarias municipal e estadual de saúde, para concluir se a causa básica do óbito foi dengue, uma vez que o paciente apresentava suspeita de outros agravos", diz secretário de saúde.
Os casos notificados de febre chikungunya também aumentaram, agora já são 210 (mais 7 notificações de outros municípios). Do total, 14 casos foram descartados e 196 seguem em análise, ou aguardam coleta de material.
Com relação ao zika vírus, foram notificados 173 casos (mais 10 de outros municípios), sendo três confirmados (1 autóctone e 2 importados), 19 descartados e 151 suspeitos (sendo 7 gestantes).
A Secretaria de Saúde continua com as ações de orientação e sensibilização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Estão sendo realizadas visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate a endemias e também dos agentes comunitários de saúde. Na semana passada, foram realizadas 34.567 visitas; 12.440 residências estavam fechadas, não sendo possível vistoriar quintal e cômodos e passar orientações.
As UBSs/USFs realizaram ações de orientação em atividades de grupos. As vigilâncias Ambiental e Sanitária estão intensificando ações de fiscalização em estabelecimentos e instituições sobre a Resolução SESA 029/11, pela qual os proprietários e responsáveis devem apresentar um plano de gerenciamento de criadouros do Aedes aegypti.
Sintomas
Caso a pessoa apresente os sintomas característicos de uma das três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, deve procurar rapidamente o atendimento médico, em uma das unidades de saúde mais próxima de sua residência.
Dengue: Febre alta (acima de 38ºC) com duração de até sete dias, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor em todo o corpo.
Febre Chikungunya: Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos, podendo vir acompanhadas de edema. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Zika Vírus: Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.
Fonte: CATVE