Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nutricionistas e merendeiras do Oeste trabalham criação de receitas saudáveis e aproveitamento de alimentos

Ao final do programa, novo livro com receitas será editado e distribuído na Região

  • 02/08/2019
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Nutricionistas e merendeiras do Oeste trabalham criação de receitas saudáveis e aproveitamento de alimentos

Novas receitas. Criatividade. Aproveitamento total dos alimentos. Sucos, bolos, geleias, tortas, mingaus. A variedade de tudo o que pode ser feito depende do envolvimento e trabalho conjunto. Cozinheiras, coordenadores de alimentação escolar e nutricionistas de 58 municípios da região Oeste do Paraná participam do 4º curso de formação continuada e 4º concurso de receitas saudáveis. O cronograma, a partir desta quinta-feira (01), até dia 21 de agosto, contempla o segundo módulo de formação com o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos na Merenda Escolar”.

Para as formações os municípios foram agrupados em sete polos regionais. Nesta quinta-feira (01), em Missal, participaram sete municípios com um total de 28 profissionais: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu,  Medianeira,  Serranópolis do Iguaçu,  Itaipulândia,  Missal e Santa Helena. Nesta sexta-feira (02), o trabalho ocorre em Vera Cruz do Oeste com profissionais de Cascavel, Céu Azul,Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Diamante D’Oeste,  Santa Tereza do Oeste e Matelândia.

Dentre os parceiros para a formação estão a Associação de Nutrição do Oeste do Paraná - Anuop, com certificação dos participantes pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, em curso de extensão, segundo o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. A realização do projeto é da Itaipu Binacional, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Educação Ambiental e Cultura.

No primeiro módulo foram trabalhadas as relações interpessoais, separação de resíduos típicos de cozinha, compostagem e construção de cardápios com alimentos da agroecologia e da agricultura orgânica. O segundo módulo contempla boas práticas de manipulação de alimentos e segurança do trabalhador, com aproveitamento integral dos alimentos na merenda escolar e o terceiro módulo está voltado para a utilização das plantas alimentícias não convencionais - Pancs, na alimentação escolar.

O trabalho embasa a criação de cardápios alternativos, conforme destaca a nutricionista, especialista em gestão da qualidade e segurança dos alimentos, Adriana Hernandes Martins, que é a facilitadora do 2º módulo de formação continuada. (Áudio 1) 

Com esta ação o que se quer, segundo Mauri Schneider, é incentivar cozinheiras e nutricionistas a criarem cardápios alternativos com estímulo à aprendizagem através de uma boa alimentação, contribuir com hábitos alimentares saudáveis. 

O prefeito de Missal, Eduardo Staudt destaca positivamente o trabalho desenvolvido ontem no município com a formação continuada. (Áudio 3)

 

Fonte: Assessoria Municípios Lindeiros